Results for 'Marcio Paulo Cenci'

281 found
Order:
  1. Histórias das ciências e os “fundamentos históricos” da Psicologia.Marcio Luiz - 2018 - Temporalidades 10 (1):129-158.
    RESUMO: O presente texto põe algumas questões referentes à “história” dos fundamentos da Psicologia entre os séculos XIX e XX, mostrando como ocorrem ainda, em História da Psicologia, certos fatores controversos, muitos deles tributários de postulados filosóficos do século XIX, especialmente em torno do positivismo. O artigo concentra-se em mostrar, preliminarmente, de que forma a ruptura da Filosofia Natural e a ascensão da figura do “cientista” no século XIX ensejaram novos motivos de análise, dentre eles certo cientificismo que se impôs (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Sujeito antropológico e metafísica do amor em Binswanger et l'Analyse Existentielle.Marcio Miotto - 2021 - Revista Ideação 44 (1):107-140.
    O presente trabalho enfoca as relações entre antropologia e verdade nos escritos de Foucault dos anos 1950, tendo sob alvo o lançamento recente do escrito até então inédito intitulado Binswanger et l’Analyse Existentielle. Para isso, num primeiro momento o texto contextualiza essa publicação à luz do depósito, em 2013, de novos materiais de Michel Foucault na Biblioteca Nacional da França. Depois, ele passa à análise dos textos dos anos 1950 e insere o novo texto nos demais debates. Finalmente, o artigo (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. De Canguilhem a Foucault, em torno da Psicologia.Marcio Miotto - 2019 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 35 (2):112-142.
    O presente trabalho pretende comparar o debate ocorrido entre Georges Canguilhem e Robert Pagès em Qu’est-ce que la Psychologie?, de 1956, com os escritos de Michel Foucault publicados nos anos 1950. Para isso, após alguns apontamentos históricos, faz-se uma breve análise dos textos de Foucault publicados em 1954, Maladie Mentale et Personnalité e a Introduction à Le Rêve et l’Existence. Os textos de Foucault são então confrontados com o debate entre Canguilhem e Robert Pagès, que por sua vez são analisados (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Michel Foucault e A Questão Antropológica: precisões históricas e conceituais.Marcio Miotto - 2022 - Lampião 3 (1):125-169.
    O presente trabalho pretende estabelecer algumas precisões históricas e conceituas em torno da formação da história arqueológica de Michel Foucault, tendo como foco um livro póstumo e recém lançado, intitulado La Question Anthropologique (2022). Esse livro trata de um curso sobre “antropologia” ministrado por Foucault entre 1952 (ou 1951) e 1955, em Lille e na ENS. As precisões históricas e conceituais tratadas aqui são em torno dos seguintes contextos: primeiramente, analisa-se a escassa literatura de comentário anterior ao lançamento do livro (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de Karl (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Gustav Fechner e a Alma do Mundo.Marcio Miotto - 2020 - Revista Helius 3 (2):852-906.
    O presente trabalho pretende delinear a noção de Panpsiquismo no projeto filosófico de Gustav Theodor Fechner, especialmente a partir da análise do livro Über die Seelenfrage, de 1861. Para isso, o artigo repõe em linhas gerais a questão das relações entre seu projeto filosófico e a Psicofísica, uma vez que as interpretações clássicas sobre Fechner geralmente enxergam essas duas competências como separadas. Em segundo lugar, o artigo situa questões históricas sobre Fechner e a Psicologia (e sobre filosofia e ciência), bem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Punishing Cruelly: Punishment, Cruelty, and Mercy.Paulo D. Barrozo - 2008 - Criminal Law and Philosophy 2 (1):67-84.
    What is cruelty? How and why does it matter? What do the legal rejection of cruelty and the requirements of mercy entail? This essay asks these questions of Lucius Seneca, who first articulated an agent-based conception of cruelty in the context of punishment. The hypothesis is submitted that the answers to these questions offered in Seneca's De clementia constitute one of the turning points in the evolution of practical reason in law. I conclude, however, by arguing that even the mainstream (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  9. Sobre o Infinito na Idade Clássica em Michel Foucault.Marcio Miotto - 2013 - Revista Ideação 27 (1):157-186.
    Nos textos escritos por Foucault durante os anos 60, a problemática antropológica amparava-se, dentre outros fatores, no argumento segundo o qual a modernidade se constitui a partir de uma “finitude constituinte” a substituir um “infinito originário”. A questão do infinito teria, portanto, duas funções: a descrição da epistémê clássica e a própria comparação desta com a epistémê moderna. Entretanto, em As Palavras e as Coisas o capítulo que abre as considerações sobre o período clássico não considera, em suas linhas maiores, (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10. Sobre a questão do Sujeito em Michel Foucault.Marcio Miotto & Giovana Temple - 2017 - In Giovana Temple (ed.), Subjetividade no Pensamento Contemporâneo - Uma Introdução. Appris. pp. 227-266.
    O presente capítulo compõe a obra organizada por Giovana Temple, "Subjetividade no Pensamento do Século XX - uma introdução". Como tal, o capítulo sobre Foucault se reúne com outros de demais autores importantes sobre a questão da "subjetividade" no século XX. No capítulo em questão, aborda-se a questão do "sujeito", sob panorama geral, desde os escritos dos anos 50 até o fim da obra. A respeito dos textos dos anos 50, busca-se uma breve dedução de como os textos de 1954 (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O problema do Homem e a dispersão da Psicologia.Marcio Miotto - 2007 - AdVerbum 2 (2):128-136.
    Esse artigo busca oferecer um panorama de problemas relativos à existência da psicologia, a partir das questões de sua unidade, especificidade e objetividade. Para isso, analisam-se breves menções a figuras clássicas de sua história (como Wundt, Comte, Watson e Vygotsky), mostrando ambigüidades constitutivas do próprio “nascimento” da psicologia como disciplina “una” e “científica”. Ao perguntar sobre as razões da dispersão da psicologia, seu estatuto ambíguo e seu objeto “complexo”, abrimos no final o problema de que, mais do que resolver internamente (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A Consciência entre o Formalismo e a Psicologia, em Sartre.Marcio Miotto - 2008 - AdVerbum 3 (2):144-155.
    O presente artigo pretende problematizar, nos três primeiros livros filosóficos de Sartre, a noção de consciência, em torno de um duplo horizonte de interlocução: o legado “formalista” kantiano, e os diversos projetos de “ciência psicológica” existentes nos séculos XIX e XX. Para isso, recompõem-se esses dois horizontes a partir do panorama feito por Sartre desde o momento cartesiano, discutindo as diferentes filosofias da subjetividade e culminando na noção de “intencionalidade”, formulada por Husserl. A noção de consciência intencional serviria como referência (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Sobre a Alteridade e a Exclusão no Trabalho.Marcio Miotto - 2003 - Acheronta – Revista de Psicoanálisis y Cultura 18:160-163.
    O texto trabalha a questão da alteridade em torno de alguns fatores históricos ligados ao "homem moderno", tomando como base escritos tais como os de Michel Foucault e os debates ocorridos desde o lançamento de Império, no início dos anos 2000. Depois descreve como esses fatores ligados à alteridade também dizem respeito às transformações ocorridas no mundo do trabalho durante as últimas décadas.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Os a priori da Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Acheronta 22:282-290.
    O artigo busca trabalhar um aspecto pouco explorado da argumentação de "História da Loucura": a questão, brevemente enunciada por Foucault, de um "a priori concreto" das ciências "psi". Nisso, serão trabalhadas duas questões principais, a saber: a do estatuto do conhecimento sobre as doenças mentais como tributário de uma demanda moral (não científica), e a do estatuto do médico como "cientista" da loucura. Dentro desses dois âmbitos críticos, o Foucault que escreve seu primeiro grande livro não poupa nem mesmo o (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15. A Crítica à Psicologia em História da Loucura.Marcio Miotto - 2005 - Dissertation, Universidade Federal Do Paraná
    Essa dissertação é resultado de um projeto maior, intitulado “Sobre a Morte do Homem e a Psicologia, em Michel Foucault”. Esse projeto busca analisar as diversas nuances argumentativas empregadas por Foucault nas críticas às “antropologias”, figuradas em seus livros ditos “arqueológicos”. Para isso, parte-se de uma dupla problematização: a autocrítica feita pelo próprio Foucault a seus escritos dos anos 50, tributários de querelas epistemológicas e de fundação da psicologia e das ciências humanas; e a descrição mesma dessas querelas, tomando como (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16. O caso Galileu: um estudo sobre ciência e fé como compreensão do método científico e seus reflexos na atualidade.Márcio Correia dos Santos - 2018 - Revista Instante 1 (2):38-56.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. ELEMENTOS PARA A PRECISÃO DA VEDAÇÃO DO VENIRE CONTRA FACTUM PROPRIUM NO DIREITO PRIVADO.Marcio Felix Jobim - 2012 - Dissertation, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. "From the Unity of the World to God: A Teleo-Cosmological Argument for God’s Existence".Paulo Juarez - 2017 - Scientia et Fides 5 (2):283-303.
    In this paper I pursue an avenue of argument implicit in Patristic thinkers — such as Tertullian and Athanasius — and explicit in the thomistic and scholastic tradition. I argue that there is an ontological unity to the world, and that this unity calls for an explanation in terms of a transcendent cause, traditionally identified with God.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  19. Experimento E Matemática Na Lei Da Queda Dos Corpos De Galileu Galilei.Márcio Correia dos Santos - 2018 - Dissertation, University of Campinas (Unicamp)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Alienação e Escravatura a Partir de 'Precious' ou aquilo que não queremos ver.Paulo Alexandre E. Castro - 2013 - In Cine-Clube de Aavnca (ed.), Avanca Cinema. Cine-Clube de Avanca. pp. 66-71.
    Abstract: Alienation and slavery from Precious or what we don't want to see. It is our purpose to establish, in a parallel reading, these two films (highly rewarded), namely The Fence and Precious, that apparently being so different, are an illustration of the reality of life and the modern democratic world: the social uprooting and slavery. If in the movie of Phillip Noyce and Christone Olsen The Fence, is told a story of three young Aboriginal girls who are forcibly taken (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  31
    The revolution of intimacy: from the technologization of love to the sexualization of machines.Paulo Alexandre E. Castro - 2021 - Goya 68 (375):343-348.
    In recent years, there has been a growing phenomenon of what we like to call technological love, that is, the search for love through the potential of technology, that has resulted in new ways to experience falling in love and sexuality. Many of the online platforms are based on the premise that love is the most important, with social networks and chats reaching their peak because of this, in such a way that they were extrapolated to TV shows or contests (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. From Empirical Evidence to First Principles: Thomas Kuhn's Methodological Revolution.Paulo Pirozelli - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):1-10.
    The Structure of Scientific Revolutions represented a milestone in the attempt to understand scientific development based on empirical observations. However, in the next decades after the publication of his book, history, psychology, and sociology became increasingly marginal in Kuhn’s discussions. In his last articles, Kuhn even suggested that philosophers should pay less attention to empirical data and focus more on “first principles.” The purpose of this article is, first, to describe this radical transformation in Kuhn’s methodological approach, from his initial (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. L'instabilité de l'être-avec: configurations de l’intersubjectivité autour de Sartre, Merleau-Ponty et Levinas.Paulo Jesus - 2009 - Revue Philosophique De Louvain 107 (2):269-300.
    Le rapport à l’altérité en général et à autrui en particulier condense un noyau de possibilités multiples qui, selon l’hypothèse esquissée, s’exprime et s’interprète dans le mode de penser et de vivre le Désir d’avenir. Oscillant entre hétérophagie et hétérophilie, ce type fondamental d’érotisme temporel s’incarne dans des configurations phénoménologiques dont la typologie idéale fait covarier une décision métaphysique (repérable au sein du spectre qui va de l’idéalisme constructiviste au réalisme affectif) avec une attitude éthique (située entre le scepticisme individualiste (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24. Memory as acquaintance with the past: some Lessons from Russell, 1912-1914.Paulo Faria - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (121):149-172.
    Russell’s theory of memory as acquaintance with the past seems to square uneasily with his definition of acquaintance as the converse of the relation of presentation of an object to a subject. We show how the two views can be made to cohere under a suitable construal of ‘presentation’, which has the additional appeal of bringing Russell’s theory of memory closer to contemporary views on direct reference and object-dependent thinking than is usually acknowledged. The drawback is that memory as acquaintance (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  25. The God-given Naturals, Induction and Recursion.Paulo Veloso & André Porto - 2021 - O Que Nos Faz Pensar 29 (49):115-156.
    We discuss some basic issues underlying the natural numbers: induction and recursion. We examine recursive formulations and their use in establishing universal and particular properties.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Cruelty in Criminal Law: Four Conceptions.Paulo Barrozo - 2015 - Criminal Law Bulletin 51 (5):67.
    This Article defines four distinct conceptions of cruelty found in underdeveloped form in domestic and international criminal law sources. The definition is analytical, focusing on the types of agency, victimization, causality, and values in each conception of cruelty. But no definition of cruelty will do justice to its object until complemented by the kind of understanding practical reason provides of the implications of the phenomenon of cruelty. -/- No one should be neutral in relation to cruelty. Eminently, cruelty in criminal (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  27.  32
    Fenomenologia e Estética Comparativa:antropometrias e (in)visibilidades nos Corpus. Para um diálogo entre Yves Klein e Merleau-Ponty.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):485-509.
    Este ensaio estabelece uma comparação estética e fenomenológica entre os pensamentos de Yves-Klein e Merleau-Ponty. Se o pintor materializou as suas reflexões e concepções em obra pictórica, o fenomenólogo francês dissertou na escrita filosófica o resultado da sua reflexão. Da análise conjunta entre um e outro resulta esta fenomenologia e estética comparativa que apresenta alguns conceitos fundamentais que alimentaram essas reflexões, tais como a visibilidade, o corpo, o mundo. Assim, para além dessa comparação, este ensaio viabiliza o diálogo entre ambos. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A Ontopotencialidade da Linguagem em Heidegger.Paulo Alexandre E. Castro - 2004 - In Isabel Matos Dias & Irene Brges Duarte (eds.), Colóquios. Centro de Filosofia Univ.Lisboa. pp. 405-416.
    Pretendemos com este ensaio fazer uma bordagem à filosofia fenomenológica da linguagem de Heidegger; abordagem que procura realizar, senão mesmo justificar, isso mesmo que subjaz a uma linguagem que é doação, que é fazer vir à presença aquilo que é nomeado. Mas linguagem tem um sentido mais lato que não apenas fala ou falado. Linguagem como ‘dizer’. Um ‘dizer’ que se escuta para lá do simples dito, para lá de qualquer modo de ser do dasein (autêntico ou inautêntico), para lá (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Cointegration: Bayesian Significance Test Communications in Statistics.Julio Michael Stern, Marcio Alves Diniz & Carlos Alberto de Braganca Pereira - 2012 - Communications in Statistics 41 (19):3562-3574.
    To estimate causal relationships, time series econometricians must be aware of spurious correlation, a problem first mentioned by Yule (1926). To deal with this problem, one can work either with differenced series or multivariate models: VAR (VEC or VECM) models. These models usually include at least one cointegration relation. Although the Bayesian literature on VAR/VEC is quite advanced, Bauwens et al. (1999) highlighted that “the topic of selecting the cointegrating rank has not yet given very useful and convincing results”. The (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Thomas kuhn’s theory of rationality.Paulo Pirozelli - 2019 - Manuscrito 42 (3):1-46.
    According to a widespread view, Thomas Kuhn’s model of scientific development would relegate rationality to a second plane, openly flirting with irrationalist positions. The intent of this article is to clarify this aspect of his thinking and refute this common interpretation. I begin by analysing the nature of values in Kuhn’s model and how they are connected to rationality. For Kuhn, a theory is chosen rationally when: i) the evaluation is based on values characteristic of science; ii) a theory is (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31. Unit Roots: Bayesian Significance Test.Julio Michael Stern, Marcio Alves Diniz & Carlos Alberto de Braganca Pereira - 2011 - Communications in Statistics 40 (23):4200-4213.
    The unit root problem plays a central role in empirical applications in the time series econometric literature. However, significance tests developed under the frequentist tradition present various conceptual problems that jeopardize the power of these tests, especially for small samples. Bayesian alternatives, although having interesting interpretations and being precisely defined, experience problems due to the fact that that the hypothesis of interest in this case is sharp or precise. The Bayesian significance test used in this article, for the unit root (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Resenha: Man and Nature: The Spiritual Crisis in Modern Man de Seyyed Hossein Nasr. (3rd edition).Paulo Henrique Fernandes da Silva Ferreira Braga - 2023 - Ítaca (Ufrj).
    Resenha do livro: "Man and Nature: The Spiritual Crisis in Modern Man" é uma obra de Seyyed H. Nasr que examina a crise espiritual enfrentada pelo ser humano moderno em relação à natureza. Nasr aborda a crescente desconexão entre o homem e a natureza devido à visão mecanicista predominante na sociedade moderna. O livro propõe uma visão alternativa que busca restaurar a harmonia entre o homem e a natureza. Com sua abordagem interdisciplinar, o livro desafia as concepções convencionais e convida (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Maestro Eckhart: la divinità, l’umiltà e lo svuotamento come chiavi musicali della “partitura” eckhartiana.Roberto Pellegrini & Marcio Luiz Fernandes - 2023 - Studium: Revista de Teologia 13 (1):e00006.
    The work that follows concerns the theology, spirituality and mysticism of Master Eckhart. Without any pretense of exhausting it, which would require several volumes, we will try to illustrate its main features. Taking as reference the work of Eckhart The Sermons translated by Marco Vannini, one of the greatest Italian scholars of the Rhine Master, we will try to bring out to the reader’s intelligence the pathways to understanding and experiencing what Eckhart considers the essence of God. Three ways that (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. X-Phi and Impartiality Thought Experiments: Investigating the Veil of Ignorance.Norbert Paulo & Thomas Pölzler - 2020 - Diametros 17 (64):72-89.
    This paper discusses “impartiality thought experiments”, i.e., thought experiments that attempt to generate intuitions which are unaffected by personal characteristics such as age, gender or race. We focus on the most prominent impartiality thought experiment, the Veil of Ignorance (VOI), and show that both in its original Rawlsian version and in a more generic version, empirical investigations can be normatively relevant in two ways: First, on the assumption that the VOI is effective and robust, if subjects dominantly favor a certain (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35. "Doutrina da Ciência Nova Methodo": J. G. Fichte e a autoposição do eu como theoria, praxis e poiesis de si próprio.Paulo Jesus - 2020 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 28 (55-56):107-127.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Unsafe reasoning: a survey.Paulo Faria - 2009 - Dois Pontos 6 (2):185-20.
    Judgments about the validity of at least some elementary inferential patterns(say modus ponens) are a priori if anything is. Yet a number of empirical conditions mustin each case be satisfied in order for a particular inference to instantiate this or that inferentialpattern. We may on occasion be entitled to presuppose that such conditions aresatisfied (and the entitlement may even be a priori), yet only experience could tell us thatsuch was indeed the case. Current discussion about a perceived incompatibility betweencontent externalism (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  37. Para uma Historia da Psicologia.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - jul-dez 2016 - Ideação 34:355-374.
    A história da psicologia, tal como aparece em algumas obras (E.G. Boring 1950; M. Reuchlin 1957; P. Fraisse e J. Piaget 1963) ou em capítulos introdutórios de alguns manuais (M. Reuchlin 1977), reflete uma adesão — raramente discutida — a uma concepção internalista. Segundo essa concepção, a psicologia seria animada por uma dinâmica própria, um processo evolutivo totalmente endógeno, e seria independente de fatores externos tais como os domínios religiosos, sociopolíticos e econômicos. Além do mais, os partidários dessa história aceitam (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Pesquisa Científica e a Psicologia.Michel Foucault & Marcio Miotto - Tradutor - 2010 - Espaço Michel Foucault.
    As múltiplas psicologias que pretendem descrever o homem dão a impressão de ser tentativas desordenadas. Elas pretendem se construir a partir das estruturas biológicas e reduzem seu objeto de estudo ao corpo ou o deduzem das funções orgânicas; a pesquisa psicológica não é mais que um ramo da fisiologia (ou de um domínio dela): a reflexologia. Ou então elas são reflexivas, introspectivas, fenomenológicas e o homem é puro espírito. Elas estudam as diversidades humanas e descrevem a evolução da criança, as (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Nascimentos da Psicologia: A Natureza e o Espírito.Paul Mengal & Marcio Miotto - Tradutor - 2015 - Ideação 32:259-288.
    Desde sua constituição como domínio do saber no fim do século XVI, a psicologia divide-se rapidamente em duas tendências com orientações diferentes. A primeira, de inspiração naturalista, situa-se no prolongamento do comentário da Física aristotélica e se desenvolve principalmente nas universidades protestantes de Marburgo e Leiden. Nesses estabelecimentos onde reinava então um espírito humanista, racionalista e tolerante, toma lugar a primeira forma de dualismo da alma e do corpo. Mas na mesma época, em círculos místicos e herméticos, desenvolve-se uma outra (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. UNE PHILOSOPHIE POUR MOI: ROUSSEAU LEITOR DE DESCARTES CONTRA O MATERIALISMO.Paulo Ferreira Junior - 2017 - Contemplação 15:199-220.
    This article aims to discuss on Rousseau's justification for his Metaphysical position. We note in Rousseau a justification of personal nature in response to the arguments of materialist and atheist philosophers. Rousseau also criticizes the "systems spirit". In this context that Rousseau back to read Descartes to develop a doctrine of his own. This expedient opens the perspective of a moral and personal dimension in research for truth.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Du moi au soi : variations phénoménologiques et herméneutiques.Paulo Jesus, Gonçalo Marcelo & Johann Michel (eds.) - 2017 - Rennes: Presses universitaires de Rennes.
    Le pari de cet ouvrage est d'explorer les facettes multiples à travers lesquelles se donne le soi. Parler de soi plutôt que de moi implique une rupture franche avec les philosophies qui placent le sujet humain en position fondatrice. Le soi est encore moins une « chose » mais un mode d'être ; le soi n'est pas une donnée mais une conquête dont le devenir est en partie indéterminé. C'est donc sous le signe des épreuves qu'il faut penser les variations (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Ética: Indagações e Horizontes / Ethics: Inquires and Horizons.Paulo Jesus, Maria Formosinho & Carlos Reis (eds.) - 2018 - Coimbra: Coimbra University Press.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Notas Sobre a Liberdade da Vontade em Agostinho e Anselmo.Paulo Martines - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):69-85.
    A noção de que a vontade é um bem dado à criatura racional está presente tanto na reflexão de Agostinho como naquela de Anselmo, quando ambos abordam o tema do livre-arbítrio. No entanto, a forma de considerar a vontade difere em cada um deles: para Anselmo, a liberdade será pensada como a reta determinação da vontade para o bem, é o poder de não pecar, expressão da retidão da vontade; já para Agostinho, a vontade livre será pensada como um bem (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A natureza em Goethe.Eldon Henrique Mühl & Márcio Luiz Marangon - 2023 - Revista Diálogo Educacional 23 (77):886-898.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O problema da verdade na filosofia de Santo Tomás de Aquino.Paulo Vicente Gomes Silva Filho - 2014 - Dissertation, Universidade Federal de Pernambuco
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Noção de causalidade no pensamento de Aristóteles.Paulo Vitor Pinho de Siqueira - 2022 - Primordium 7 (13):1-21.
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Em defesa do pensamento: modernidade e crítica às ciências sociais em Hannah Arendt.Paulo Eduardo Bodziak Junior - 2017 - Dissertation, University of Campinas, Brazil
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Sobre el significado de la metafísica en Kant.Vélez León Paulo - 2016 - Disputatio. Philosophical Research Bulletin 5 (6):267-281.
    In this propaedeutic work, through Kant’s own texts, I will try to offer a balanced description and a succinct reconstruction of Kant’s arguments about the possibility and impossibility of Metaphysics. In the first place I will present some criticisms of Metaphysics, then I will visualize the Kantian notion of Metaphysics, as well as its constitutive reasons and moments; and finally, I will analyze what kind of knowledge is Metaphysics and the characteristics and nature of it, so that this «science» is (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49. Poetique de l'ipse: etude sur le Je pense Kantien.Paulo Jesus - 2008 - Bern: Lang.
    Cet ouvrage propose une réinterprétation originale du rôle cognitif du Je pense kantien qui se veut pertinente pour la phénoménologie et pour la philosophie actuelle de l’esprit. L’étude du rapport entre temporalité phénoménale et cognition catégoriale constitue le fil conducteur de cette recherche. Elle mène à la question capitale du statut ultime du Moi, du sens du Je du Je pense. Que désigne-t-il : un épiphénomène contingent, une représentation sui generis, une métareprésentation, un acte indéconstructible, un événement fonctionnel, une forme (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. L'action comme événement: ignorance et sentiment cosmo-tragique de soi entre Kant et Kleist.Paulo Jesus - 2014 - Cahiers Philosophiques 139 (4):21-37.
    Le verdict du tribunal de la raison, institué par la critique kantienne, commande la fin de la métaphysique qui se muerait en croyance rationnelle, absolument nécessaire dans le cadre de la raison pratique et de ses exigences d’intelligibilité. Cependant, l’assimilation existentielle de l’impossibilité de la métaphysique par Kleist déclenche non seulement le sentiment de finitude et d’humilité de la raison, mais aussi le refus tragique, désespéré, d’une science strictement phénoménale et d’une solution croyante pour apaiser son besoin de vérité absolue. (...)
    Download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 281